Jornalismo de picadeiro

Neymaretes ou Neymarzetes?


Muito obrigado pela visita! Você é o visitante número

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jornalismo alternativo


Formar em jornalismo e acreditar que logo na primeira semana após a formatura você vai estar em uma “Globo”, “Itatiaia”, “Estado de Minas”, “TV Alterosa” ou outra grande empresa de comunicação, é ilusão. Primeiro que não tem espaço para todos os recém chegados no mercado. E isso vale para a maioria das profissões! Então  o que fazer com um “canudo” debaixo do braço?
Há cerca de seis meses (depois de dois anos formado) resolvi colocar em prática a minha profissão. Só que não foi em uma grande empresa de comunicação. Eu entrei de cabeça no Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte. São cerca de 200 alunos que ficam nove horas sob os cuidados da escola e metade desse período eles fazem atividades como teatro, jogos pedagógicos, esportes e até uma oficina de comunicação. Encarei a ideia como uma grande oportunidade na minha vida profissional. Em duas escolas, juntos com a garotada, criei as rádios “Pedal” e “Fala Aí!”. Fomos à Faculdade Estácio de Sá gravar no estúdio e conhecer um pouco mais sobre o universo do rádio.
Além do rádio criamos um blog e estamos na fase final de um jornal impresso. Levei a coisa tão à serio e com tanta garra que cheguei a publicar no blog “Fala Aí!” um texto cujo sub título dizia o seguinte: “O que tem em uma escola de periferia? Professores mal remunerados, profissionais despreparados, alunos em risco social, pais irresponsáveis, falta de estrutura, e ... Grupo de Comunicação Alternativa”.
Algo demais nessas poucas palavras acima? Algo de errado? Alguma mentira descabida?
No outro dia esse texto havia causado “grande preocupação” nos gestores da Escola Integrada. Somente depois de alguns dias fui em busca de explicações com relação ao que de fato tinha acontecido. E foi aí que descobri que eu estava sendo praticamente sensurado.
Fiquei muito chateado mas ao mesmo tempo feliz por saber que um texto tão simples incomodou pessoas que ajudam a maquear e esconder o que acontece de verdade nas escolas e periferias de BH.
Excluí o blog “Fala Aí!”, que foi criado em parceria com os alunos, e desenvolvi o “Salada Mista” como canal alternativo de comunicação. Vou continuar publicando notícias sobre o projeto que coordeno nas escolas, porém, sem ter que dar satisfação do que escrevo ou deixo de escrever.
Sejam bem vindos ao Salada Mista! Um canal alternativo de comunicação que vai contar coisas que talvez você não saberia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário